Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


277

Conhecimentos especializados para ensinar cálculo em engenharias: uma análise de artigos do COBENGE;

Jeferson Gomes Moriel Junior, André Pereira de Alencar;

COBENGE17

[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia

[15] 04.3. Capacitação docente

O objetivo deste trabalho é apresentar avanços obtidos no sentido de criar um panorama de conhecimentos especializados que professores devem ter sobre o conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral, seu ensino e sua aprendizagem de modo sistemático, amplo e profundo a partir das produções do COBENGE entre 2007 a 2011. O trabalho teve como referencial teórico o Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), bem como, mapeamentos da produção científica do COBENGE sobre o Cálculo, seu ensino e aprendizagem. A pesquisa documental possibilitou constituir um corpus de 26 artigos, por meio dos quais buscamos identificar modo sistemático e profundo o estado do conhecimento e os avanços na temática. Os resultados quantitativos da análise de 11 artigos, dos quais apenas um não possui conhecimentos especializados segundo o MTSK, configuram panorama de 54 conhecimentos especializados para ensinar Cálculo, onde predomina levemente o conhecimento didático do conteúdo em detrimento do matemático. Os resultados qualitativos de um caso proporciona um avanço na compreensão detalhada de quais são e como se relacionam os conhecimentos identificados, fornecendo assim uma visão integradora.

Cálculo Diferencial e Integral, MTSK, Panorama, COBENGE, Meta-análise
Voltar