Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2754

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA PBL AO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA UFC;

ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, William Magalhães Barcellos, ANA BEATRIZ DE ALMEIDA FURTADO, Samuel Souza de Lucena;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O presente trabalho relata a experiência dos docentes do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a aplicação da metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Aliada a estudos sobre a Taxonomia de Bloom, o grupo estuda a aplicação da metodologia ABP no curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFC no ano de 2019. Através de alinhamento com outros cursos da UFC que utilizam tal metodologia, levantamento bibliográfico e discussões sobre as experiências de docentes e discentes vividas com PBL, o projeto tem revolucionado a visão dos envolvidos sobre as metodologias de aprendizado e ensino utilizadas atualmente. Como um projeto piloto em andamento, os desafios propostos implicaram na visível mudança de comportamento e postura dos professores e alunos dispostos a quebrar os atuais paradigmas do ensino em Engenharia.

ABP. PBL. Energias Renováveis. PPC. Taxonomia de Bloom
Voltar