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Artigo


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INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA EPE DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISSEMINAÇÃO DA METODOLOGIA BIM;

LUCIANO HAMED CHAVES HAIDAR SOUSA, SABRINA RODRIGUES GONCALVES, Giancarlo Bezerra do Nascimento Costa, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O presente projeto vislumbra desenvolver na prática os três pilares do ensino superior brasileiro: ensino, pesquisa e extensão, delimitado na temática da metodologia BIM. Essa metodologia consiste na construção virtual de um empreendimento com informações inseridas em cada componente do projeto, possibilitando a previsão de seu comportamento em diversas áreas (custos, durabilidade e impactos) durante todo seu ciclo de vida. Originalmente, o projeto existia como grupo de estudos e utilizava o modelo de aprendizagem cooperativa como fundamento. Posteriormente, foi-se estruturado como um projeto de extensão. O Escritório de Projetos Integrados em Engenharia (EPE) possui moldes empresariais que possibilitam a rotina de um escritório de projetos aos membros, gerando, assim, impactos no meio acadêmico. Ademais, o projeto serviu como princípio para a criação da disciplina de Modelagem da Informação e da Construção ofertada atualmente pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

Ensino, Pesquisa, Extensão, Bim, EPE
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