Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2731

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO E FABRICAÇÃO DE PROTÓTIPO DE COMPRESSOR DE PISTÕES COM REQUISITOS DIDÁTICOS PARA APLICAÇÃO COMO BANCADA DIDÁTICA.;

ANDERSON DALEFFE, Clauber Roberto Melo Marques, Daniel Fritzen, Joélson Vieira da Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de ensino/aprendizagem exitosa e inovadora, aplicada em sala de aula para estudantes dos cursos de Tecnologias e Engenharias da Faculdade SATC. Durante o 3º semestre letivo do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial os acadêmicos foram desafiados pelo professor, na disciplina de manutenção mecânica, a construírem um próprio do objeto de aprendizagem, assim, foi proposto, como forma de facilitar a integração entre os conteúdos estudados nos semestres anteriores, o desenvolvimento de um equipamento que simulasse o compressor de ar comprimido de pequeno porte e com partes internas em movimento expostas. A metodologia de ensino usada pelo professor foi ABP-Aprendizagem Baseada em Problemas, uma forma inovadora de ensino aplicada as Engenharias e Tecnologias na Faculdade SATC. Mediante a construção do equipamento, os acadêmicos puderam concretizar conhecimentos teóricos estudados em sala, e foi possível desenvolver a experimentação e a prática profissional. O protótipo desenvolvido pelos acadêmicos nas aulas, foi usado em eventos externos em que a escola participa, em aulas expositivas tradicionais e em outros níveis como por exemplo ensino técnico e profissionalizante para estudo do funcionamento de compressores.

Geração de ar Comprimido. Metodologia de ensino. Aula pratica. Equipamento didático.
Voltar