Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2708

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FENÔMENOS DE TRANSPORTE;

Iarítissa dos Santos Carneiro, Daniel da Silva Vieira, Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, Julianne Ribeiro dos Santos, Amanda Maria Sousa Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Em meio às modalidades didáticas existentes, as aulas práticas e os projetos mostram-se mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas. No ensino de Engenharia, a grade curricular é pautada em conteúdos extensos e, muitas vezes, de difícil compreensão. Portanto, utilizar uma modalidade didática dinâmica e prática é essencial ao ensino e à compreensão de conceitos obtidos em sala de aula. O presente artigo objetiva descrever a contribuição de atividades práticas realizadas na disciplina de Fenômenos de Transporte do curso de Engenharia Civil de uma instituição de ensino cearense. As práticas realizadas dividiram-se em três, sendo abordados conteúdos diversos, de acordo com a grade curricular da disciplina e o desenrolar das aulas expositivas. A primeira prática realizada foi pautada na compreensão das propriedades dos fluidos, conceitos como massa específica, volume e densidade relativa foram abordados nessa atividade. A segunda prática possibilitou a visualização e entendimento dos tipos de escoamento. Por fim, a terceira e última prática realizada no semestre fez uma abordagem relacionada às perdas de carga distribuídas em duas tubulações distintas, fomentando a reflexão dos discentes sobre conceituações teóricas e vivências experimentais. Ao final, os discentes elaboraram relatórios descrevendo as práticas e realizando observações pertinentes ao conteúdo abordado. Notou-se uma maior compreensão por parte dos acadêmicos de conceitos vistos em sala de aula, possibilitando uma visão holística e reflexiva acerca do conteúdo exposto na disciplina.

Atividades práticas. Fenômenos de transporte. Modalidade didática.
Voltar