Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2701

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA EM CURSOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA;

ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, Miguel Angelo da Silva, Anne Ully Diogo Castro, Vitoria Kananda Pereira de Almeida, Rafaela de Guadalupe da Rocha Farias, Romário da Silva Antunes;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O trabalho consistiu em diagnosticar, por meio de análise comparativa, quais metodologias foram utilizadas nos processos de ensino da cognição espacial em alunos de Geometria Descritiva, nas disciplinas que envolviam a matéria para os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da UFC. As etapas consideraram três sub projetos (1) Método Tradicional; (2) Método Híbrido, e; (3) Método Computacional. As etapas metodológicas aplicadas foram: (a) Softwares, tipos de Hardwares (impressoras 3D, etc) e metodologias de modelagem física 3D de objetos dados em sala de aula, voltados ao ensino de GD nas disciplinas; (b) inserção de mídias digitais (vídeo-aulas) aos tópicos contemplados do material didático-pedagógico no link do Youtube; (c) testes de aferição do ensino aprendizado discente 'antes' e 'depois' da aplicação dos novos conteúdos e modelos físicos pesquisados. A análise dos métodos de ensino e dos dados revelam que os estudantes trazem uma postura pedagógica tradicional e passiva, com pouco conhecimento pregresso sobre a linguagem gráfica. Contudo, tornam-se mais motivados a optarem pela uso de metodologias ativas digitais como motivadores do processo de aprendizagem, de forma colaborativa, aplicada ao universo dos discentes e conduzida por softwares de apoio ao ensino de Geometria Descritiva Dinâmica.

DCNs, CAU, Metodologias Ativas. Geometria Descritiva. Geometria Dinâmica.
Voltar