Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2699

INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ASSOCIADA À ABORDAGEM CTS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VISANDO UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA;

Valdir Rogério Corrêa Pinto, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[96] 05.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

Este trabalho buscou analisar os avanços obtidos no tocante a uma formação humanística a partir do conteúdo de uma disciplina técnica na área de hidráulica em conjunto com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), adotando a Metodologia da Problematização através de intervenções por visitas técnicas, estudo de textos, discussões e seminários que proporcionaram debates e reflexões voltadas para uma formação cidadã. A partir dos conteúdos "Canais Abertos" e "Distribuição de Água", adotou-se a abordagem temática para o desenvolvimento de projetos com origem em problemas reais, envolvendo 80 alunos da 8ª. série do curso de Engenharia Civil no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), no campus da cidade de Salto/SP, buscando desenvolver competências para o exercício pleno da cidadania, levando o conhecimento tecnocientífico além dos limites da universidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. A partir de documentos legais e dos pressupostos CTS, e com objetivo de investigar as contribuições formativas decorrentes de novas formas de ensino através de uma formação técnica e humanística, aumentando a capacidade reflexiva, o trabalho buscou desenvolver um profissional apto a enfrentar os importantes desafios da atualidade no campo da engenharia. A análise dos dados apontaram que os resultados foram positivos, viáveis, possíveis e também transformadores, que propriciaram formar um futuro profissional preocupado com seu bem-estar e com a sua sobrevivência, mas, sobretudo consciente dos seus limites e suas limitações, voltado também para o seu interior, com visão do todo através das partes e, principalmente com a visão dos problemas que impacatam a sociedade.

Enfoque CTS. Ensino em engenharia. Formação cidadã. Profissional reflexivo.
Voltar