Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2694

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO AGENTE TRANSFORMADOR E MODULADOR DE COMPETÊNCIAS DE UM ENGENHEIRO;

Yuri Mariano Carvalho, Giovanna Schäfer Bartels, Vitória da Silva Araújo, Raquel Rodrigues Bernardes, Marcelo Miranda Barros;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Este artigo apresenta possíveis caminhos para o desenvolvimento das competências abordadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia por meio do exemplo do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PET Engenharia Civil - UFJF). As ações do grupo buscam aprimorar o conhecimento técnico/científico, contribuir para o curso de graduação, e formar profissionais conscientes do ambiente em que vivem, agregando aos seus participantes características e competências que não são adquiridas durante a formação acadêmica básica. Nesse contexto são abordados alguns projetos e práticas do PET Engenharia Civil - UFJF cujas elaborações e resultados geram impactos diretos no desenvolvimento e na formação profissional do petiano assim como nos demais graduandos do curso. Dessa forma, percebe-se que a experiência dos Grupos de Educação Tutorial é de grande valia para a formação do perfil profissional e social esperado de um engenheiro.

Competências de um Engenheiro. Diretrizes Curriculares. Programa de Educação Tutorial.
Voltar