Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2680

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO;

Karoline Louize Macedo Granja, Dianne Magalhães Viana;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Educadores concordam que é necessário desenvolver o senso crítico dos estudantes de engenharia, bem como a capacidade de identificar e resolver problemas. No processo de desenvolver tarefas que envolvam aprendizagem ativa, o educador precisa preparar elementos, que incluem problemas, ferramentas e métodos, para que os estudantes tenham a experiência necessária evoluindo em direção às habilidades e competências requeridas, em concordância com os objetivos propostos no plano de curso. Pontos-chave neste processo consistem em decidir o quanto deve ser fornecido e o quanto deve ser deixado livre para os estudantes, bem como a forma de assegurar que estes atinjam os objetivos (habilidades e competências adquiridas). O presente trabalho relata uma experiência envolvendo a implementação da aprendizagem baseada em problemas (PBL) no primeiro módulo, Molas Helicoidais, de uma disciplina de sétimo semestre, denominada "Projeto de Máquinas" do curso de Engenharia Mecânica. A experiência foi realizada uma turma de 47 estudantes, com duração presencial de seis encontros. Grupos de 3 e 4 estudantes se formaram e, após uma discussão inicial cada grupo definiu qual a aplicação seria a referência para os problemas que seriam colocados em seguida, de acordo com a estratégia PBL definida pela professora. Reflexões acerca dos erros e acertos na implementação da experiência, tendo em vista os objetivos iniciais e os resultados alcançados no processo de avaliação são realizadas e discutidas.

Aprendizagem Ativa; PBL; Ensino de Engenharia Mecânica.
Voltar