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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSITUAÇÕES DA FÍSICA MOBILIZANDO CÁLCULO, ESTATÍSTICA OU PROBABILIDADE: EXEMPLOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE LIVROS;

Gabriel Loureiro de Lima, Maria Inez Rodrigues Miguel, Lydia Rossana Ziccardi Vieira;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

A partir de uma análise de livros didáticos realizada em consonância aos preceitos da metodologia Dipcing, apresentamos, neste trabalho, exemplos de situações da Física, mobilizando conceitos do Cálculo Diferencial e Integral, da Probabilidade e da Estatística, fundamentado, teoricamente, pela Matemática no Contexto das Ciências (MCC). Foi selecionada uma coleção de livros, indicada nas referências bibliográficas presentes no Projeto Pedagógico de Curso, de uma graduação em Engenharia Elétrica de uma Universidade privada de São Paulo. As situações apresentadas, com potencial para dar origem àquilo que, no âmbito da MCC recebe o nome de eventos contextualizados (projetos ou problemas integradores construídos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Engenharia), ilustram vinculação intensa entre os conteúdos do Cálculo (especialmente no que se refere a funções de uma ou de várias variáveis, funções vetoriais, derivadas, integrais e integrais de linha) e aqueles trabalhados pelos estudantes nas disciplinas de Física Geral (FG), nos quatro primeiros semestres da Graduação. Por outro lado, ao menos nas aulas teóricas de FG, há reduzida mobilização de conceitos de Probabilidade e Estatística, quando comparados aos de Cálculo.

Matemática no contexto das ciências, Metodologia Dipcing, Física na Engenharia, Eventos contextualizados.
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