Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


267

A FÍSICA GERAL COMO CONTEXTO PARA A GEOMETRIA ANALÍTICA E A ÁLGEBRA LINEAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS;

Sonia Pitta Coelho, Ana Maria Velloso Nobre, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Eloiza Gomes;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Este trabalho apresenta dados obtidos por meio de uma análise de quatro volumes de uma coleção de livros de Física que constam nas referências bibliográficas das disciplinas de Física Geral (FG) ministradas nos quatro primeiros semestres em uma graduação em Engenharia Elétrica de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Tal análise foi realizada em consonância aos preceitos da metodologia Dipcing, inserida na fase curricular da teoria A Matemática no Contexto das Ciências (MCC), que embasa a investigação desenvolvida. Buscamos apresentar situações físicas que mobilizam conceitos de Geometria Analítica (GA) ou de Álgebra Linear (AL) e que podem dar origem ao que, no âmbito da MCC, se denominam eventos contextualizados e que são problemas ou projetos integrados para o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Engenharia. Identificamos intensa vinculação entre as disciplinas de FG e GA, especialmente no que se refere ao cálculo vetorial, e vinculação insipiente entre as disciplinas de FG e AL, havendo principalmente mobilização de sistemas lineares no contexto de análise de circuitos elétricos.

Matemática no contexto das ciências, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Livro didático, Física na Engenharia.
Voltar