Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2664

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMINICURSO "PROJETO DE CONTROLADORES CLÁSSICOS UTILIZANDO SCILAB" E SEUS IMPACTOS NO APRENDIZADO DA TEORIA DE CONTROLE;

João Victor Moura Silva, Juan Costa da Costa, Jean Chaves Batista, Daniel Takashi Né do Nascimento Suzuki, Orlando Fonseca Silva;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O conhecimento das Técnicas de Controle de Sistemas, tais como as de projeto de controladores, é fundamental na formação dos graduandos do curso de engenharia elétrica devido à sua vasta aplicação industrial. Contudo, de acordo com levantamento realizado pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (PET-EE) da Universidade Federal do Pará - UFPA, uma grande quantidade de discentes apresenta dificuldades no aprendizado de conteúdos relacionados a Sistemas de Controle. Tomando como base este fato, o presente artigo expõe os resultados sobre a relevância e o contentamento dos alunos acerca da realização do minicurso de Projeto de Controladores Clássicos Utilizando Scilab, ofertado e ministrado pelos bolsistas do PET-EE. O minicurso discorreu sobre conceitos básicos de matérias como Análise de Sistemas Lineares, Sistemas de Controle I e Laboratório de Sistemas de Controle, apresentando conceitos teóricos e suas aplicações práticas através do software Scilab e de um circuito real. O projeto de ensino tem como objetivo diminuir os índices apontados no levantamento supracitado e proporcionar uma experiência docente aos ministrantes - sendo esta umas das propostas do PET. Ao final das aulas foi respondido pelos alunos um questionário buscando o seu parecer sobre o minicurso.

Sistemas de Controle, Projeto de Controladores, Dificuldades no Aprendizado, Minicurso.
Voltar