Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2663

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMWORKFLOW COLABORATIVO ONLINE PROFESSOR/MONITOR PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO INTERATIVO SOBRE MÉTODOS NUMÉRICOS COM PYTHON E GOOGLE COLAB;

Smith Lima da Silva, Gustavo Charles Peixoto de Oliveira;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Este trabalho relata a experiência de aplicação de um workflow colaborativo online entre professor e monitor para o desenvolvimento de materiais complementares sobre métodos numéricos voltados ao ensino de graduandos em cursos de exatas. A incorporação de tecnologias colaborativas para a geração de conteúdos computacionais e interativos tem se mostrado eficiente e ágil para a construção de uma abordagem sistematizada e de fácil interação entre os agentes de colaboração que se reflete no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Discutimos como a utilização da plataforma colaborativa gratuita de programação interativa Google Colab®, juntamente com as capacidades da linguagem de marcação Markdown e dos módulos de computação numérica da linguagem de programação Python impacta a metodologia de ensino com a confecção de listas de exercícios e materiais complementares que aprimora o nível de qualidade de componentes curriculares de métodos numéricos.

Métodos numéricos. Trabalho colaborativo. Google Colab. Monitoria. Ferramentas Computacionais.
Voltar