Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2662

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRelações entre ensino de engenharia e conhecimento livre: o que é publicado sobre?;

Marina Pinto Pizarro de Freitas;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho apresenta uma breve revisão da literatura sobre ensino de engenharia e conhecimento livre, incluindo os movimento associados tais como software livre, hardware de código aberto, tecnologias livres, acesso aberto, dados abertos, ciência aberta, recursos educacionais abertos e educação aberta. A busca foi realizada no Periódico CAPES, na Revista da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), na Revista de Ensino em Ciências e Engenharia da UFRJ, na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UFTPR e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Os resultados evidenciam uma baixa preocupação dos pesquisadores em ensino de engenharia com aplicações de ferramentas livres no ensino de engenharia e um interesse nulo em ciência aberta e conhecimento livre. Em contrapartida, o alto número de trabalhos sobre o assunto apresentados ao longo de 20 do COBENGE demonstram um alto interesse dos professores de engenharia em aplicar ferramentas educacionais livres. O baixo número de artigos sobre as implicações políticas, sociais e econômicas do conhecimento livre no ensino de engenharia indicam uma imaturidade da área nesta discussão.

conhecimento livre, software livre, recursos educacionais abertos, ciência aberta, revisão da literatura.
Voltar