Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2655

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR ALIADO À DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE;

Iarítissa dos Santos Carneiro, Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, Daniel da Silva Vieira, João Lucas Lopes de Medeiros, FRANCISCA LILIAN CRUZ BRASILEIRO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A falta de integração entre as disciplinas e a organização de ensino desarticulada com bases curriculares alicerçadas em compartimentos incomunicáveis tem constituído o surgimento de novas estratégias de ensino. A metodologia ativa surge como uma prática pedagógica que exige do acadêmico comportamentos pautados na autoaprendizagem sob orientação. Ainda, o atual cenário de ensino exige das instituições ações que possibilitem a interdisciplinaridade, sendo esta uma conceituação comum entre várias disciplinas. No ensino de Engenharia, a importância dessa conceituação faz com que o acadêmico possa interligar os conhecimentos, ora individuais, em uma visão holística. O acadêmico deve ser capaz, por exemplo, de aliar ferramentas estatísticas a outras disciplinas durante o curso de graduação em engenharia, fator primordial para entendimento do atual cenário da área de atuação e projeção de cenários futuros. Assim, o presente estudo tem por objetivo descrever e avaliar a interdisciplinaridade do Projeto Integrador III, no curso de Engenharia Civil de uma instituição cearense, com a disciplina de Estatística e Probabilidade, aliando conceitos obtidos através das disciplinas de Comunicação e Linguagem, e Introdução à Engenharia. A turma dividiu-se em trios e realizou, durante o semestre, pesquisas do tipo quantitativa, com interpretações dos dados obtidos a partir de conhecimentos estatísticos. O produto final concretizou-se em resumos expandidos e apresentações para banca avaliadora em sessão de comunicação oral. Ao final, a equipe que obteve maior pontuação foi premiada. Essa prática pedagógica mostrou-se uma ferramenta capaz de unir os mais diversos conhecimentos adquiridos em sala a situações pertinentes à área de atuação.

Metodologia ativa. Interdisciplinaridade. Projeto integrador. Estatística e probabilidade. Ensino de engenharia.
Voltar