Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2651

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE GURIAS ESTUDANTES DE ENGENHARIA;

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Adriana Belmonte Bergmann;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[98] 05.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade

Questões de gênero vêm provocando debates sobre os desafios e obstáculos que se colocam para meninas e mulheres que optam por cursos e carreiras nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, tensionando um paradigma que privilegia uma ciência masculina. Em nível nacional, o programa Meninas na Ciência visa a fomentar a presença feminina em cursos na área, apoiando propostas em todo o país. Por meio da Chamada CNPq/MCTi 031/2018, uma universidade comunitária do Sul do Brasil aprovou proposta de pesquisa alinhada a essa meta nacional. A premissa geral é de que a participação de meninas em atividades inovadoras e interativas voltadas à formação da cultura científica em Ciências Exatas pode ser um fator mobilizador para fomentar a maior adesão de gurias em cursos da área. Na Educação Básica, serão realizadas ações de divulgação científica em três escolas públicas estaduais, em que meninas e professoras bolsistas atuam como mediadoras locais das ações planejadas com a equipe de pesquisadoras. Em nível de graduação, gurias estudantes de cursos de Engenharias com baixa participação de mulheres foram entrevistadas com o intuito de entender como percebem sua presença nesses cursos e quais as eventuais dificuldades. A afinidade com a área, encorajamento de familiares e cursos técnicos específicos foram os fatores principais para justificar as escolhas. Quanto às dificuldades, aparecem falta de tempo e o preconceito de colegas em relação à presença de gurias ou à sua capacidade de fazer atividades "masculinas".

Gênero. Ciências Exatas. Divulgação Científica.
Voltar