Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2640

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLANO DE EXECUÇÃO DE OBRAS: UMA METODOLOGIA ATIVA INTERDISCIPLINAR;

Francisco Davi de Lima pinto, Daniel da Silva Vieira, Iarítissa dos Santos Carneiro, Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, Jeferson Spiering Böes;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

Aceleram-se as mudanças tecnológicas, organizacionais e de relacionamento no âmbito da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), requisitando profissionais multidisciplinares, com uma visão holística sobre os processos e problemas, e com dinamismo na aplicação dos conceitos para resolução de problemáticas reais. Frente a isso, nos últimos anos, constata-se o aumento das Instituições de Ensino Superior (IES) que têm buscado proporcionar um protagonismo ao discente no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, há um número expressivo de IES que não apresentam uma abordagem integradoras e multidisciplinares, de forma a envolver os discentes e proporcionar oportunidades de aplicações dos conhecimentos adquiridos. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia ativa interdisciplinar do curso de graduação em Engenharia Civil, através do desenvolvimento de um Plano de Execução de Obras (PEO), com base em um Modelo de Construção Virtual, desenvolvido em Building Information Modeling. Como contribuição, o PEO proporciona um conjunto de quatro momentos de interdisciplinaridade, a oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em um protótipo simultaneamente com o avanço dos conteúdos programáticos e uma visão holística sobre o processo de construção.

Interdisciplinaridade. Engenharia Civil. Plano de Execução de Obras.
Voltar