Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2637

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMJÚRI SIMULADO APLICADO À ENGENHARIA: ESTRATÉGIA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO;

Iarítissa dos Santos Carneiro, Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, Daniel da Silva Vieira, João Lucas Lopes de Medeiros, ANA PAULA LIMA BARBOSA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

As metodologias ativas são inseridas na educação como estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem. A necessidade da formação de profissionais críticos e reflexivos exige da instituição de ensino uma reformulação das práticas pedagógicas. No que diz respeito ao ensino da Engenharia, formar profissionais capazes de observar, interpretar e intervir na realidade, de forma a solucionar problemas de maneira inovadora e eficaz é um desafio a ser enfrentado pelo corpo docente. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo compreender o desenvolvimento das habilidades de reflexão e argumentação em acadêmicos de engenharia civil, por meio de uma estratégia pedagógica conhecida como júri simulado, o qual discutiu o tema: Desapropriação de famílias no entorno da Arena Castelão para obras da copa do mundo de 2014. A turma foi dividida em três equipes: jurados, acusação e defesa. Cada equipe teve a oportunidade e tempo suficiente para discutir sobre o assunto e, ainda, selecionar os principais argumentos e pontos a serem considerados na hora do júri. A decisão final do corpo de jurados condenou as ações do Governo Estadual contra a população que havia sido desapropriada de suas moradias, pelo resultado de 4 votos favoráveis à condenação contra 2. Eles tiveram a oportunidade de tecer comentários e avaliar o sucesso da metodologia, bem como os jurados entregarem o parecer a respeito de seu voto. Por fim, evidenciou-se que a prática pedagógica instigou o pensamento crítico e fomentou valores éticos no perfil do acadêmico em engenharia.

Ensino da engenharia. Metodologias ativas. Júri simulado.
Voltar