Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2621

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTÓPICOS DE CIÊNCIAS EXATAS: UMA DISCIPLINA PARA ENSINAR E APRENDER FUNÇÕES MATEMÁTICAS DE FORMA CONTEXTUALIZADA;

Karen Fiuza, ANDRÉ MAURO SANTOS DE ESPÍNDOLA ESPÍNDOLA, Fernanda Miotto, Matheus Poletto, Monica Scotti, Tânia Morelatto, Tiago Cassol Severo, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ativa aplicada em uma disciplina introdutória dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Esta disciplina introdutória, chamada de Tópicos de Ciências Exatas é nova no currículo, em substituição ao tradicional curso de Pré-Cálculo, e tem como objetivo reduzir a evasão, melhorar o desempenho dos estudantes e auxiliar os estudantes a desenvolver habilidades. A metodologia da disciplina foi baseada principalmente em casos de ensino, sala de aula invertida e aula expositiva dialogada, juntamente com um projeto desenvolvido ao longo do semestre. Foram estudadas funções lineares, quadráticas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas, aplicando problemas de Química e Física, tais como decaimento radioativo, solubilidade de KCl, lançamento de projéteis, a fim de ensinar Matemática em um cenário contextualizado de modo que os estudantes compreendam a importância destas funções nas diferentes áreas da Ciência e da Tecnologia. A disciplina foi oferecida para quatro turmas, totalizando 257 estudantes. Dados coletados ao longo do semestre mostraram que estudantes adquirem uma atitude mais pró-ativa neste modelo em comparação ao anterior. Observações e dados mostraram que os estudantes que fizeram previamente as atividades esperadas tiveram os melhores desempenhos de maneira geral. Comparações posteriores entre os estudantes, em uma disciplina subsequente, indicaram que a metodologia adotada para esta disciplina teve um impacto positivo nos processos de aprendizagem e atitude naqueles estudantes que a cursaram em comparação aos estudantes do currículo antigo.

Aprendizagem Ativa; Funções Matemáticas; Casos de Ensino; Sala de Aula Invertida; Pré-Cálculo.
Voltar