Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2616

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREDE DE COLABORAÇÃO EM EDUCAÇÃO ABERTA PARA ENGENHEIRO E ARQUITETO - DISSEMINAÇÃO DE PESQUISA SOBRE SUSTENTABILIDADE;

RENAN DINIS PERGHER, Maria do Carmo Duarte Freitas, Henrique Oliveira da Silva, Celso Yoshikazu Ishida;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A pesquisa cientifica no Brasil sobre ensino arquitetura/engenharia sustentável apontam para uma lacuna a ser preenchida: A necessidade da prepararmos as gerações futuras de profissionais em sua formação técnica para as novas linguagens presentes nas arquiteturas mais sustentáveis. É notavel que, dos mais de 200 grupos de pesquisa e inumeros pesquisadores desta área, há um acumulo conhecimentos e tem dificuldades em disseminar os aprendizados, as tecnicas e a tecnologia ali produzidas. O objetivo dessa pesquisa é propor um modelo de educação aberta que ajude esses grupos de pesquisa a acelerar os processos de transferência de conhecimento ou tecnologia mais rápida a comunidade. A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. Seus fundamentos encontram-se nas discussões teóricas de sustentabilidade na construção civil, desenvolvimento sustentável, economia circular, transferência de conhecimento, educação aberta e continuada para engenheiros e arquitetos. O intuito é encontrar um tema de destacada importancia e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, Brasil e afora, organizando os diferentes fragmentos científicos no formato de recursos educacionais abertos, etapa hoje que a pesquisa se encontra. A seguir, este será estruturado nos Massive Open Online Course - MOOCs -, validado entre especialistas o conhecimento e disseminado. Com piloto validado, segue a pesquisa descrevendo o processo desde a escolha do tema, grupo e conteúdo até o desenho do curso, divulgação, entrega e avaliação - atingindo o modelo "educação aberta". Concluímos que esta seja a forma mais rápida de transferir o conhecimento acadêmico para trabalhar o conceito de popularização da ciência.

Sustentabilidade, Construção Civil, Competência, Educação aberta, MOOC
Voltar