Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2615

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CURSO PRÉ-CÁLCULO COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UFRR;

Camila Helena Menezes de Oliveira, Thiago Bessa Ramos, Mesaque Vilmar Silvestre Viegas, Rones de Souza Santos, Maria Eduarda Oliveira Poltronieri, ADRIANO FRUTUOSO DA SILVA;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[102] 06.3. Retenção e Evasão

Os discentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima apresentam grandes dificuldades e altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, tendo como principal motivo o déficit educacional dos estudantes da rede básica de ensino. O desempenho insatisfatório dos alunos é desestimulador, o que está diretamente relacionado com os indicadores elevados de evasão do curso de Engenharia. Diante disso, o curso Pré-Cálculo surgiu como solução à problemática, com revisões de conteúdos relacionados à matemática do Ensino Médio. Para que este projeto fosse executado dividiu-se as ações necessárias em etapas, a primeira consistiu em reuniões logísticas do grupo PET - Engenharia Civil, dando continuidade com a elaboração da apostila a ser utilizada no curso; em seguida, houve a realização das inscrições dos estudantes, culminando na realização das aulas - ocorridas durante 1 semana, no período diurno (carga horária total de 40 horas); por fim, aplicaram-se questionários (um após o Pré-Cálculo e outro após a disciplina de Cálculo I) a fim de avaliar os impactos da ação. O projeto apresentou ótimos resultados ao longo dos últimos anos, com a participação não somente dos estudantes de Engenharia Civil como também de inúmeros outros cursos da área de exatas, com uma boa aceitação pela comunidade acadêmica, tendo em vista os resultados dos questionários realizados. Os objetivos futuros para o projeto são discutir com o Departamento de Engenharia Civil a efetividade do curso na diminuição dos índices de evasão dos alunos buscando alternativas para solucionar os problemas persistentes.

Ensino; Revisão; Matemática; Cálculo; Calouros.
Voltar