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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO SUCESSO E O FRACASSO ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DE OBRAS DO PROGEST/CEFET-MG;

Adriana do Carmo Silva Rocha Couto, Antônio de Pádua Nunes Tomasi, CARLA VANESSA DE SOUZA, ISABEL HELENA FERREIRA AVELAR, PRITCIAN DOS SANTOS NASCIMENTO;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O setor da construção civil, assim como em outros países, possui grande importância econômica e social para o desenvolvimento do Brasil. O canteiro de obras da construção civil durante muito tempo foi e ainda é, em grande medida, a "escola" dos trabalhadores da construção civil, porque forma e qualifica os seus trabalhadores e isso a partir das suas próprias regras, princípios e valores. A formação e a qualificação do trabalhador, que eram construídas no cotidiano do canteiro de obras, tornaram-se, todavia, insuficientes para acompanhar as novas demandas dos processos produtivos do setor, sendo necessário repensar essa formação. Interessa aqui saber, se a escola contribui ou não para a inserção deste trabalhador no canteiro de obras. Para tentar responder à questão, partiu-se do pressuposto de que seria preciso conhecer as experiências individuais e sociais desses indivíduos, sua relação com a escola e com o trabalho, entendendo, assim, as relações que se estabelecem em cada contexto. Para tanto, foram pesquisados operários da construção civil, alunos do curso de Gestão de Obra oferecido pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST), grupo de pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), das turmas do segundo semestre de 2016 e primeiro e segundo semestre de 2017.

Construção Civil. Trabalhador. Escola. Fracasso Escolar
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