Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2605

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMÉTODO ATIVO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS;

Barbara Karen do Nascimento Gadelha, Roberto Matheus Ferreira de Freitas, Fernando Cesar Souza, José Cleiton Sousa dos Santos, maria cristiane martins de souza;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) tem buscado tornar o ensino em engenharia mais próximo de tecnologias inovadoras e essa nova abordagem estimula a colaboração efetiva dos discentes. O laboratório de energia da Biomassa é um campo fértil para essa aplicação, sendo a disciplina conectada as diferentes problemáticas ambientais/sociais/tecnológicos enfrentados no cotidiano dos alunos. O perfil dos alunos da UNILAB permite essa maior imersão na problematização, devido esse público ser residente no interior do Ceará e em países africanos e asiáticos, em que predominam questões urgentes a serem solucionadas com o uso de energia proveniente da biomassa. Assim, a metodologia ativa é aplicada na disciplina de laboratório de energia da biomassa. O Método Ativo traz a problematização da realidade como sistema para melhorar competências profissionais do engenheiro de energias. Essa metodologia de ensino tem como principal característica tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor sendo mediador desse processo. O presente artigo apresenta uma metodologia de ensino prático em laboratório que busca a partir de conceitos teóricos que os alunos realizem sua própria metodologia de experimento entendendo a sua importância ao processo de execução. Aplicando-se o método ativo obteve-se o aumento da taxa de engajamento dos alunos durante as práticas e maior conscientização da responsabilidade do aluno no processo de aprendizagem.

Aulas práticas, Laboratório de ensino, Metodologia didática, Técnicas de Aprendizagem.
Voltar