Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


260

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA;

Andriela Francisco Ferreira, Paulo Lourenção, Fernando Martini Catalano, Leandro Dantas de Santana;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[33] 01.5. Outros

O presente trabalho é uma síntese de um projeto de pesquisa, cujo objetivo principal é propor, por meio de diferentes métodos - sejam os ativos de ensino-aprendizagem, sejam ferramentas de avaliação - melhorias ao curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), aperfeiçoando-o à demanda de competências e habilidades do mercado de trabalho do século XXI. Este relatório resume as principais atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre do projeto. A priori, apresentam-se os métodos de ensino-aprendizagem ativos em contraste ao perfil do método tradicional e, sequencialmente, uma breve visão acerca da avaliação. A posteriori, apresenta-se o curso ao qual deve servir este estudo. Para melhor entendimento dos métodos, seletas instituições estão em processo de serem visitadas, sendo utilizado um roteiro de entrevista para orientação. A fim de identificar os potenciais pontos de melhoria, é avaliada a importância de competências e habilidades no mercado de trabalho e seu desenvolvimento no curso a partir de uma pesquisa com egressos do curso e empresas contratantes. Os questionários aplicados norteiam-se, como referência primeira às competências e habilidades, na taxonomia do CDIO Syllabus (Conceive, Design, Implement, Operate), além de outras literaturas estudadas. Os recursos adotados para aplicação e análise são os fornecidos pela plataforma online QuestionPro®, um contador de palavras online e o Excel®. Os resultados parciais são promissores quanto à qualidade do curso, mas também quanto à latente demanda de modificações em sua estrutura, que serão concretizadas na continuidade deste projeto.

Engenharia aeronáutica, Ensino-aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Competências e habilidades
Voltar