Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2599

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMONITORIA: UMA CONTINUIDADE DA SALA DE AULA;

PRISCILA BRENTAN PRAXEDES PEREIRA, Camila Fukuda Gomes Santos, Ana carolini Toporowicz soares, Sarah Gonçalves Rodrigues, Vitor Furtado Meira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A implementação da monitoria na matéria de Química dos Materiais tem se mostrado uma ferramenta efetiva para o processo de aprendizagem. Através de análises dos professores com a equipe de monitores verificou-se que a equipe era efetiva, já que os estudantes que buscavam este auxílio apresentavam melhor desempenho, porém, a baixa procura, mostrava que a equipe estava sendo pouco demandada. Buscando alcançar maior efetividade e aproximação dos monitores com os estudantes, foram montadas atividades estratégicas chamadas de "Buy-in" que aliaram os encontros com os monitores como uma etapa para recuperação da aprendizagem dos estudantes. Estes encontros oportunizaram a criação de vínculos monitor-estudante, gerando uma relação de confiança que se mostrou efetiva no processo de aprendizagem, já que 47% dos estudantes que foram a estes encontros recuperaram o resultado de aprendizagem voltando a média, 38% dos estudantes apenas aumentaram a nota e somente 15% não conseguiu melhorar nem sua nota. Através da atividade gerada o aumento na procura da monitoria foi de 155% comparado as oficinas realizadas anteriormente, tornando o monitor um aliado na continuidade da construção da aprendizagem e a atividade uma estratégia necessária para gerar uma recuperação mais efetiva da aprendizagem

Monitoria. Recuperação. Química dos Materiais.
Voltar