Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2596

IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA SATC 2030 BASEADA EM AÇÕES CRIATIVAS E EMPREENDEDORAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

JOVANI CASTELAN, Gustavo De Lucca;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este documento apresenta a concepção de uma metodologia de aprendizagem para os cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior, com foco na educação empreendedora. Esta metodologia faz parte de uma plataforma de ações inovadoras alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, a serem implementadas até o ano de 2030. Traz, em sua essência, quatro princípios de aprendizagem: Significativa, Ativa, Transformadora e Criativa, formando o acrônimo SATC, que também se refere à sigla original da IES. Concebida a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, e implementada a partir de 2017 nos cursos de engenharia, a SATC 2030 evoluiu para uma proposta inovadora, agregando outras situações de aprendizagem além da ABP e inserindo no seu escopo a Metodologia EDLE - Entrepreneurial Dynamic Learning. O objetivo geral é formar profissionais com o perfil alinhado ao Parecer CNE/CES No. 1/2019 que trata das novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia e que inclui, entre outras características, um engenheiro criativo, cooperativo e empreendedor. Os resultados apresentados indicam uma elevação do número matrículas, a partir da implementação e divulgação desta metodologia na comunidade acadêmica.

Metodologia. Aprendizagem. Criatividade. Empreendedorismo
Voltar