Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2592

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMQUESTIONÁRIO DE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Yangla Kelly Oliveira Rodrigues, Bruno Vieira Bertoncini, Carlos Almir Monteiro de Holanda, André Bezerra de Holanda, Daniel de Amaral da Silva;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Este artigo discorre sobre a aplicação do Questionário de Vivências Acadêmicas versão reduzida (QVA-r) junto aos estudantes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará. Seu objetivo foi diagnosticar os fatores que interferem positiva e negativamente na trajetória acadêmica dos discentes. Em sua origem, o QVA-r foi constituído por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira/vocacional, estudo e institucional; às quais, nesta pesquisa, foi acrescentada a dimensão relacionamento aluno-professor. O instrumento é composto por 60 afirmações e 5 possibilidades de resposta consoantes com o nível de concordância a determinada assertiva, configurando-se, portanto, com formato likert. Ao todo, este estudo obteve 510 respondentes distribuídos entre os 13 cursos de graduação do CT. Os dados obtidos revelaram que os estudantes apresentam mais dificuldades nas dimensões pessoal e relacionamento aluno-professor, haja vista que foram estas duas dimensões que apresentaram as médias mais baixas: 2,78 e 2,83, respectivamente. Por outro lado, os estudantes obtiveram índices de adaptação mais elevados nas dimensões institucional e carreira: 3,51 e 3,48, respectivamente. A quantidade e qualidade dos dados coletados fornecem importantes informações para a gestão acadêmica planejar e realizar ações que efetivamente possam contribuir para a melhoria das vivências acadêmicas dos estudantes, que consequentemente poderá repercutir na redução da evasão

Vivências Acadêmicas. Evasão. Estudantes. QVA-r. Centro de Tecnologia
Voltar