Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2591

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMLEITOR ACESSÍVEL: UMA PROPOSTA DE DISPOSITIVO PARA MEDIDAS DE MASSA EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL;

Daniela Carvalho Ferraz Nolasco Neves, Janyeid Karla Castro Sousa, Bruno Feres de Souza, Maira Silva Ferreira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A química é uma ciência experimental e um dos primeiros experimentos realizados em um laboratório é a medida de massa das substâncias. A massa é uma grandeza física presente em nosso cotidiano, sendo muito importante na realização de experimentos de química. Deste modo o uso da balança torna-se indispensável em um laboratório. Este projeto tem como proposta desenvolver uma aplicação para celulares na plataforma Android que realize reconhecimento de textos, mais especificamente de números emitidos por uma balança analítica, bem como realize operações matemáticas por comandos de voz, a fim de auxiliar na inclusão de estudantes portadores de deficiência visual em aulas de Química laboratoriais. O objetivo desta aplicação é que tais estudantes sejam incluídos e possuam mais independência ao realizarem experimentos em aulas práticas de Química. Para o desenvolvimento de tal aplicativo, é utilizada a linguagem de programação Java Orientada a Objetos no Ambiente de Desenvolvimento Integrado Android Studio.

Inclusão. Deficiência Visual. Aplicativo. Reconhecimento de Textos.
Voltar