Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2588

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO IMT;

Denise Luciana Rieg Scramim, FERNANDO CEZAR LEANDRO SCRAMIM, Octavio Mattasoglio Neto;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo tem por objetivo relatar a aplicação de uma metodologia de aprendizagem ativa (simulação sobre coleta e análise de dados) na disciplina de "Método de Pesquisa Científica e Tecnológica" ministrada no curso de Engenharia de Produção no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. A simulação foi aplicada no primeiro semestre de 2018 em cinco classes de Metodologia Científica e Tecnológica, pertencentes ao quarto ano de Engenharia de Produção do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Ao todo, participaram da dinâmica aproximadamente 160 alunos. Os resultados apontam que, apesar de ser algo simplificado, quando comparado a uma coleta de dados em situações reais, a simulação permitiu aprendizagem de forma ativa pelos alunos e assimilação mais contundente do conteúdo a ser ministrado. Os alunos conseguiram entender como se dá o processo de coleta de dados, a importância de múltiplas fontes de evidência e a necessidade de triangulação dos dados para a análise, bem como a necessidade de elaboração de um protocolo de pesquisa.

Aprendizagem Ativa. Simulação. Disciplina de Metodologia Científica e Tecnológica.
Voltar