Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2582

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE MÉTODO ATIVO DE APRENDIZAGEM PARA CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÃO ELÉTRICA;

Clayton Hendrik Oeiras Alves, Sergio Henrique Monte Santo Andrade, Juliana Paula Souza Aires;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de um barco elétrico movido a energia fotovoltaica para a participação de competição nacional e demonstrar a viabilidade de construção e eficácia do transporte para posteriormente o projeto ser atribuído ao uso local, para a elaboração do projeto foi empregado o uso do conceito de aprendizagem ativa, ou aprendizagem baseada em problemas com um modelo de barco catamarã e placas solares de policristalino integrado a uma estrutura metálica no casco do barco, com pretensão de suprir demanda de energia solicitada através do motor elétrico e também a fim de aproveitar a abundância de radiação solar na região amazônica, sendo assim, o planeamento e execução deste projeto consistiu em aplicar o método de aprendizagem, encontrar o modelo ideal do barco através de modelagem gráfica para nossos objetivos, projetar o sistema elétrico, mecânico, estrutural e de controle, exercer testes e analisar o seu desempenho em determinadas condições de operação. Além de prover diminuir impactos econômicos oriundos da energia elétrica, vale ressaltar que o consumo de energia de fontes limpas é de extrema importância para o meio ambiente e no quesito conforto, praticidade e sustentabilidade será visivelmente mais atrativo, deste modo, além de agregar conhecimento prático aos estudantes, também pode contribuir para com a comunidade científica e comunidades usuárias de embarcações.

Barco Solar, Aprendizagem Ativa, Região Amazônica.
Voltar