Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2580

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUEPS APLICADA A TÓPICOS DE MÁQUINA TÉRMICA;

Flávio Kieckow, Raul Marques Maurer, Denizard B de Freitas;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O mundo em que vivemos está em constante evolução. As novas tecnologias, em grande parte, são responsáveis pelas mudanças. No entanto, a sala de aula parece ter parado no tempo, praticamente a mesma do século passado. Há uma necessidade latente de inovações nos ambientes escolares e nas metodologias de ensino. Os estudantes precisam desenvolver bases sólidas de conhecimento, principalmente nas Engenharias, em função dos desafios de utilizar as novas tecnologias em problemas cada vez mais complexo em nossa sociedade. O artigo presente tem como objetivo apresentar um sequencia didática com base na metodologia proposta por Moreira (2013), as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O objeto de estudo faz parte da disciplina profissionalizante de Máquinas Térmicas II, do curso de Engenharia Mecânica, especificamente os ciclos de motores de combustão interna. O estudo foi realizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo/RS. Desenvolveu-se um roteiro de aula segundo a metodologia das UEPS. A metodologia está sendo aplicada a uma turma composta por 14 estudantes e foi muito bem aceita pelo grupo. Os resultados estão sendo avaliados. Espera-se que a metodologia proporcione a aprendizagem significativa por parte dos aprendizes

Sequência didática. Ensino de engenharia. Motores
Voltar