2577
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELA ENGENHARIA 4.0 DENTRO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO TUTORIAL;
Eduardo Rodrigues Neto, José Matheus Anacleto Caldeira Alves, Rayanne Lira Barros, Willian Tcheldon Oliveira Santos, Karoline Alves de Melo Moraes;
COBENGE19
[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências
A quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, transformará a maneira como o profissional se relaciona e atua no mercado. Neste cenário de constante evolução tecnológica e foco maior nas competências sociais dos indivíduos (soft skills), é premente que o profissional esteja sempre pronto a aprender e acompanhar a constante evolução das ferramentas, e no contexto da engenharia não é diferente, com a nova engenharia, a Engenharia 4.0. A partir disso, dentro da necessidade de transformar a formação do novo engenheiro, se apresenta o Programa de Educação Tutorial - PET, programa que objetiva justamente garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, promovendo uma formação global aos estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo realizar um diagnóstico das competências desenvolvidas durante a participação no programa, além de apresentar como o método tutorial é capaz de suprir as necessidades que a nova engenharia requer de seus profissionais. A partir de pesquisa com egressos, foi possível observar que boa parte das competências citadas como necessárias nesse novo cenário foram supridas pelas atividades do programa.
Educação Tutorial. Competências. Engenharia 4.0.