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INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFPR;

Karoline Guedes, Carlos Roberto Beleti Junior;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Devido à essencialidade das disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores (APC) na formação dos acadêmicos de Engenharia, o ensino de APC está presente na maioria das grades curriculares dos cursos. Tal disciplina é normalmente ofertada com o intuito de desenvolver nos alunos raciocínio lógico-matemático a ser utilizado na solução de problemas computacionais presentes em sua área de conhecimento. Para o ensino de APC, o professor precisa encontrar estratégias adequadas para a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos abordados, bem como motivar e envolve-los com os tópicos apresentados, além de adotar uma linguagem de programação didática de fácil entendimento e aprendizado, pois supõe-se que a maioria dos alunos não compreende a necessidade dessa disciplina para sua formação. Partindo disto, este trabalho objetivou-se em investigar o ensino da disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores nas grades curriculares dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em todos seus setores e campi. Para a realização deste trabalho foram levantadas informações de forma sistêmica, de modo a estabelecer um mapeamento para a análise de possíveis inconsistências em metodologias já aplicadas. Foi realizada ainda uma busca quanto aos índices de aprovação, reprovação e desistência nas disciplinas, pois sabe-se que disciplinas correlatas a APC apresentam, historicamente, índices elevados de reprovação e abandono. Com tais dados, são propostas práticas metodológicas adequadas de ensino, além da produção de materiais de apoio para auxiliar o aprendizado, buscando assim aumentar o desempenho e aproveitamento dos alunos e diminuir os índices de reprovação e evasão da disciplina.

Ensino de Algoritmos para Engenharia, Ensino de Programação, Algoritmos e Programação de Computadores.
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