Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


257

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO FINAL E EXTENSÃO - COMPARTILHANDO ESTRATÉGIAS E RESULTADOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA;

Daiane Eliene de Freitas, Mariane Ribeiro da Silva Rodrigues, Mario Joaquim de Lemes Neto, Pedro Henrique Marquez Machado, Valéria Cristina dos Santos Silva, Amilton da Costa Lamas;

COBENGE17

[5] 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão

[20] 05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão

Este artigo apresenta ações de aproximação entre o ensino e a extensão baseadas na proposta de compartilhamento em grupo das experiências nestes dois espaços distintos. Através da coprodução, com deficientes visuais, de material técnico de apoio relativo aos projetos da disciplina Projeto Final do curso de Engenharia Elétrica, o conjunto de alunos vivencia o ambiente de um projeto de extensão. Esta coprodução promove a troca de saberes raramente abordados em sala de aula, resultando numa entrega final mais próxima aos anseios do público alvo. As ações tratam da construção de três provas de conceito: um jogo de memória, uma cadeira com rodas acessível e um semáforo autônomo adaptado para deficientes visuais. Todas estas ações têm como objetivo promover a mobilidade autônoma dos deficientes através do desenvolvimento da percepção de lateralidade. Ao término do projeto as instituições poderão reproduzir as soluções internamente e orientar outras instituições congêneres na replicação das provas de conceito. O acompanhamento pelo grupo de alunos de graduação do projeto de extensão permite o desenvolvimento de competências esperadas dos engenheiros na próxima década.

deficientes visuais, ensino-extensão, engenharia elétrica, lateralidade, mobilidade
Voltar