Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2566

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO ROBÓTICA PEDAGÓGICA: O RESGATE DO (PROUCA) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - NA EDUCAÇÃO 4.0;

DAVID GENTIL DE OLIVEIRA, WELLINGTON DA SILVA FONSECA, Flávia de Cássia Martins Ribeiro, Márcia Cristina Palheta Albuquerque;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

O presente artigo vem demonstrar a importância da Robótica Pedagógica como forma de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio do resgate do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) para a Robótica Pedagógica, as plataformas Arduino e Ardublockly, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular junto ao Ensino de Ciências - Física. Com isso, desenvolveu-se uma análise quantitativa, a partir de projeto de oficinas e treinamentos de introdução à robótica pedagógica na escola municipal Major Cornélio Peixoto no município de Santo Antônio do Tauá no estado do Pará, possibilitando aos professores e alunos a oportunidade de ampliar as discussões das teorias estudadas em sala de aula, com apoio do Laboratório de Engenhocas da Universidade Federal do Pará (UFPA). observou-se, que a utilização da Robótica Pedagógica deve ser incentivada, planejada e desenvolvida considerando os aspectos de aprendizagem, interagindo de forma consciente com os alunos, propiciando um despertar ativo e dedicado, o que irá refletir positivamente no desenvolvimento crítico do aluno com relação aos seus conhecimentos científicos, estimulando para a formação de futuros engenheiros, e profissionais da área de Ciências Exatas em geral, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho.

Robótica Pedagógica. PROUCA. Arduino. Ardublockly. BNCC.
Voltar