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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE ESTRUTURA CURRICULAR PARA ENSINO INTEGRADO E MULTIDISCIPLINAR NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS ELÉTRICA, MECÂNICA, CIVIL E DE COMPUTAÇÃO;

leonardo henrique gonsioroski furtado da silva, Amanda Beatriz Cunha dos Santos, Rogério Moreira Lima Silva, Luis Carlos Costa Fonseca;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[87] 02.3. Projeto Pedagógico de curso

Este artigo apresenta uma proposta de estrutura curricular a ser implementada no projeto pedagógico de curso das engenharias Civil, Mecânica, Elétrica e Computação. A proposta visa melhorar a integração do ciclo básico dessas quatro áreas das engenharias ao mesmo tempo que visa a capacitação dos discentes em tecnologias integradas voltadas ao desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. Serão apresentados resultados obtidos pelo curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual do Maranhão após a implementação de um Projeto Pedagógico de Curso inovador onde houve a integração das áreas de TI, Telecomunicações e Controle e Automação, capacitando os alunos na convergência tecnológica que vem sendo a base da indústria 4.0. Neste sentido, tomou-se como parâmetro o cenário atual da indústria 4.0 no Brasil e no mundo, as principais instituições responsáveis pela pesquisa nessa área e o mercado de trabalho nacionais e internacionais. Foram estudadas diversas correntes pedagógicas para subsidiar a elaboração da proposta da organização didático-pedagógica e do projeto político pedagógico. A concepção de integrar o ciclo básico das engenharias em estudo, tem o objetivo de formar um engenheiro com sólida formação multidisciplinar em cada área das engenharias. Acredita-se que a implantação desses projetos pedagógicos integrados nos cursos de graduação mencionados, contribuirá para o fortalecimento de um mercado em processo de consolidação no mundo, devido a sua rápida evolução, trazendo grandes oportunidades profissionais e acadêmicas para os discentes e docentes da Universidade Estadual do Maranhão

Projeto Pedagógico de Curso, Industria 4.0, Ensino nas Engenharias
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