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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRECOMENDAÇÕES PARA PROJETOS ARQUITETÔNICOS CONCEBIDOS COM O SISTEMA ESTRUTURAL DE LAJES PLANAS PROTENDIDAS;

Marina Martinelli Duarte, Ana Carolina Reis Lozovey, Júlia Paula Girelli, Lucas Mincaroni Neto Radatz;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Considerando o atual cenário de recessão econômica, o setor da construção civil está passando por um processo de adaptação e modernização, no qual construtoras buscam novos métodos e processos de execução que aumentem a produtividade dos serviços e reduzam o custo dos empreendimentos. Além disso, existe uma tendência de oferecer apartamentos com liberdade para a disposição dos ambientes, permitindo ao cliente personalizá-lo de acordo com sua identidade e estilo de vida. Uma solução que oferece maior produtividade e flexibilidade arquitetônica é o uso de lajes planas protendidas. Esse sistema é utilizado nos Estados Unidos e Europa há mais de 60 anos, sendo que no Brasil sua aplicação vem crescendo, principalmente no nordeste e sudeste do país. Na região sul verifica-se que, em quase sua totalidade, os empreendimentos são concebidos em concreto armado moldado 'in loco'. Nos cursos de graduação em arquitetura há poucos projetos desenvolvidos com lajes planas protendidas e, consequentemente, existem poucos arquitetos que dominam essa tecnologia. Diante deste contexto, observou-se a necessidade de explorar mais o assunto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí. Neste trabalho são apresentadas recomendações e orientações gerais para projetos arquitetônicos com o uso de lajes planas protendidas e que são abordadas nas disciplinas de Sistemas Estruturais, Projeto Integrado e Trabalhos Finais de Graduação do curso. Observou-se que esta metodologia empregada aumentou significativamente o número e a qualidade dos projetos desenvolvidos na graduação com a solução estrutural em lajes planas protendidas.

Laje Plana Protendida, Arquitetura, Ensino-Aprendizagem
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