Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2548

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM BIM: OS RESULTADOS DE UMA INICIATIVA DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA BIM BASEADA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES;

David Damacena de Oliveira, Elaine Pinto Varela Alberte, MARIANA HENRY PEREIRA, Yuri Durval Trindade da Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Dentro de um contexto em que os programas de graduação precisam responder a demandas por competências e tecnologias na indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), é possível notar uma crescente necessidade de as instituições de ensino começarem a considerar alternativas de aprendizagem para além das tradicionais. Este artigo apresenta uma análise qualitativa e quantitativa sobre a iniciativa discente intitulada Laboratório de Práticas em BIM da Universidade Federal da Bahia (LaBIM UFBA), atividade que busca proporcionar um ambiente integrador para estudantes das diferentes áreas de conhecimento da indústria AEC, atuando na difusão e na prática da metodologia BIM, e favorecendo o desenvolvimento de habilidades transversais, como a comunicação, o trabalho em equipe e a visão sistêmica. São abordadas, na análise, as percepções dos alunos sobre a sua própria experiência acadêmica e como uma oportunidade inspirada na aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares tem implicado na aproximação da formação com a prática profissional e contribuído para a inserção de conteúdos amplos e atuais, como a metodologia BIM. Os resultados indicam que os métodos de ensino centrados no aluno, de fato, podem colaborar com a evolução dos discentes e se apresentam como caminhos possíveis para o ensino do BIM.

BIM. Interdiscipliaridade. Indústria AEC.
Voltar