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Artigo


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IDENTIFICAÇÃO DE PLANTA DIDÁTICA TERMICA UTILIZANDO O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NÃO RECURSIVO;

Francisco Sales Ferreira Neto, Lucas Cardoso Dias, Yago Wanderley Simões, Maísa Lauriane Ferreira dos Santos;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A dificuldade da inserção dos estudantes da área de tecnologia em problemas apresentados na indústria é um paradigma comum do mundo universitário. Tal fato é proporcionado pela escassez de plataformas educacionais que simulem situações de processos que são comumente encontrados na indústria. Isto ocasiona um déficit na formação de profissionais aptos a aplicar o conhecimento obtido no ambiente acadêmico na solução de problemas industriais. Plantas didáticas apresentam-se como uma solução para este viés, uma vez que possibilita o aluno a aplicar fundamentos apresentadas na literatura em um sistema real, através de simulações computacionais, implementações de algoritmos, utilização de sistemas eletrônicos e embarcados, entre outros. Diante do exposto, este trabalho trata-se da utilização de metodologias de identificação de sistemas dinâmicos, apresentados em disciplinas de modelagem matemática e controle discreto, aplicados a uma planta térmica didática. Foi utilizado o modelo discreto ARX, com parâmetros estimados via algoritmo dos mínimos quadrados. Diante dos resultados, obteve-se uma aproximação entre curvas maior que 90%, validando o método e possibilitando a realização de projetos de sistemas de controle.

Algoritmo estimadores, modelagem matemática, modelo ARX.
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