Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2514

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: UM DIANÓSTICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

Samir Parente Auad, AUREA SILVA DE HOLANDA AUREA HOLANDA;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[87] 02.3. Projeto Pedagógico de curso

Os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará vêm passando por um intenso debate acerca da reformulação de seus projetos pedagógicos. A normatização do processo, apesar de determinar atribuições e objetivos, não contempla a participação do corpo discente dos cursos. O presente trabalho apresenta um diagnóstico do curso de Engenharia Civil, realizado no segundo semestre de 2016, através da ótica de seus discentes, pois entende essa etapa como parte fundamental desse debate. Com esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura, abordando aspectos importantes ao projeto pedagógico, como o currículo, as relações de ensino aprendizado, o enfoque em competência, a docência no ensino superior, as diretrizes nacionais vigentes que orientam os cursos e uma análise descritiva do atual projeto pedagógico do curso. A partir desses pontos, adaptou-se uma proposta metodológica utilizada no planejamento urbano integrado para a realização do diagnóstico, sendo realizado um levantamento da problemática que buscasse apontar evidências sobre as hipóteses levantadas, assim como a proposição de indicadores, variáveis e parâmetros que auxiliassem no processo. A coleta de dados foi realizada através de formulários físicos e eletrônicos, contando com a participação de 392 alunos do curso, o que corresponde a 60.21% do corpo discente ativo no período. Os resultados apontam evidências que a situação atual do curso pode ser caracterizada como distante das propostas de seu projeto, sobretudo na concretização desses objetivos através das proposições das disciplinas, das dinâmicas entre departamentos e unidades curriculares e das relações de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Engenharia. Ensino. Projeto Pedagógico. Diagnóstico. Discentes.
Voltar