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IMPACTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ENGENHARIA MECATRÔNICA;
João Mota Neto, Diego Luiz da Luz de Souza, Pâmela Cabreira Milak;
COBENGE19
[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências
O processo de graduação, pode ser caracterizado por uma imersão em conteúdos teórico práticos voltados ao desenvolvimento das disciplinas relacionadas ao curso de graduação. Embora esta prática seja fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, é possível afirmar que a Iniciação Científica (IC), se apresenta como uma forma através do qual o discente ingressa em um ambiente disruptivo e inovador voltado à pesquisa. Através da iniciação científica, o discente, é sujeitado a competências técnicas (Hard-Skills) e comportamentais (Soft-Skills), características estas fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho após a graduação, ou para sua continuidade no ambiente de pesquisa, através de programas de strictu senso. A imersão dos discente à IC, e suas implicações na vida acadêmica foram avaliadas através de um questionário no intuito de identificar a percepção dos acadêmicos envolvidos em projetos de pesquisa.
Iniciação Cientifica. Soft Skills. Percepção dos Acadêmicos