Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2510

IMPACTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ENGENHARIA MECATRÔNICA;

João Mota Neto, Diego Luiz da Luz de Souza, Pâmela Cabreira Milak;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

O processo de graduação, pode ser caracterizado por uma imersão em conteúdos teórico práticos voltados ao desenvolvimento das disciplinas relacionadas ao curso de graduação. Embora esta prática seja fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, é possível afirmar que a Iniciação Científica (IC), se apresenta como uma forma através do qual o discente ingressa em um ambiente disruptivo e inovador voltado à pesquisa. Através da iniciação científica, o discente, é sujeitado a competências técnicas (Hard-Skills) e comportamentais (Soft-Skills), características estas fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho após a graduação, ou para sua continuidade no ambiente de pesquisa, através de programas de strictu senso. A imersão dos discente à IC, e suas implicações na vida acadêmica foram avaliadas através de um questionário no intuito de identificar a percepção dos acadêmicos envolvidos em projetos de pesquisa.

Iniciação Cientifica. Soft Skills. Percepção dos Acadêmicos
Voltar