Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2508

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA ADOLESCENTES;

Diego da Silva de Medeiros, Deise Monquelate Arndt, Evanaska Maria Barbosa Nogueira, André Luiz Faraco Mazucheli, Jeneffer Farias Bora Ribeiro;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Os jovens brasileiros, embora estejam na sua maioria preocupados com o seu futuro profissional, têm dificuldade na hora de escolher a sua carreira devido a falta de informação sobre as áreas de atuação de cada profissional. A área tecnológica tem se mostrado uma ótima alternativa na Grande Florianópolis devido ao crescimento da sua participação na economia do estado, possibilitando uma oportunidade para esses jovens ingressarem no mercado de trabalho. Este artigo descreve o projeto de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus São José, em que o objetivo é apresentar a área tecnológica como possibilidade profissional para os alunos do 9º ano de escolas públicas da região de São José - SC, através de palestras e oficinas. Durante as oficinas os alunos são inseridos no mundo da tecnologia, através do ensino de programação, a partir de abordagens lúdicas utilizando-se de ferramentas didáticas de ensino como: Scratch, Lightbot e Micro:bit. A primeira edição do projeto foi realizada no segundo semestre de 2018 na Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada. No ano de 2019, a equipe executora do projeto estabeleceu uma parceria com a prefeitura municipal de São José a fim de expandir o número de alunos e escolas atendidas, difundindo o saber tecnológico.

Scratch. Python. Programação. Ensino Tecnológico.
Voltar