Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


249

Identidade profissional e reconhecimento na engenharia civil;

Mariana Cristina Buratto Pereira, Artur José Renda Vitorino;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Os engenheiros civis desempenham papel fundamental no desenvolvimento tecnológico do país, sendo sua formação voltada para métodos e técnicas, geralmente excluindo aspectos do desenvolvimento pessoal como a identidade profissional, que está ligada com o reconhecimento por meio da intersubjetividade, não possibilitando ao aluno desenvolver sua identidade profissional, requerida para sua vivência em sociedade e atuação em sua área de formação. Para ocorrer o ensino é necessária a figura do professor, que na maioria das vezes não tem conhecimento da importância de seu papel para o desenvolvimento da identidade profissional do engenheiro. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do professor para as relações entre reconhecimento e formação da identidade profissional do engenheiro civil, no contexto escolar. Pretende-se contribuir com o debate no campo da educação em engenharia civil, uma vez que se configura como uma área importante e necessária ao desenvolvimento tecnológico do país, não havendo trabalhos que discutam a temática do ensino, reconhecimento e identidade profissional

Reconhecimento, Identidade profissional, Ensino
Voltar