Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2486

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPROPOSTA DE UM MODELO PARA A AVALIAÇÃO DE PROJETO INTEGRADOR FUNDAMENTADO NA TEORIA DE PHASE GATES;

Daniele Carolina Lopes, Marcel Andreotti Musetti, Mateus Cecílio Gerolamo, Daniel Capaldo Amaral;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Métodos de aprendizagens baseados em didáticas ativas se configuram como abordagens efetivas para buscar o aperfeiçoamento dos cursos de engenharia. Uma das formas de adotá-los é por meio de um Projeto Integrador de disciplinas, baseado no PjBL (Project-based Learning) com parceiros externos à Instituição de Ensino. Entre os desafios na implantação dessa alternativa, destaca-se a avaliação do processo de aprendizagem, pois ela deve contemplar conjuntamente, aspectos acadêmicos (objetivos didáticos-pedagógicos) com aspectos de mercado (objetivos dos parceiros externos). Este artigo descreve uma proposta elaborada para combinar tais aspectos em uma aplicação de aprendizagem baseada em projetos que envolve casos reais de organizações, empregando-se os conceitos teóricos de Phase Gates. Apresentam-se a teoria sobre o tema, a proposta e o resultado de três aplicações consecutivas, todas referentes aos sétimos períodos de um curso de Engenharia de Produção, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Apesar do relato dos aprimoramentos sofridos pela dinâmica de Phase Gates ao longo de suas repetidas aplicações, percebe-se que ela ainda é passível de melhorias. No geral, os estudantes avaliaram a sistemática de gate como importante para a aprendizagem e como uma estratégia favorecedora para real alinhamento entre os diferentes stakeholders e direcionamento para o projeto.

Projeto integrador. Avaliação. Teoria Phase Gate.
Voltar