Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2485

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProjeto Padrinhos da POLI/UPE: Estratégia de Aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior;

Paulo Guilherme Silva Albuquerque, Maria Fernanda Nicéas de Albuquerque Souza, Mariana Silva Furtado, Matheus Vinicius da Silva Moura, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[100] 06.1. Perfil do ingressante

O Projeto Padrinhos é responsável por trazer aos pretensos candidatos a realidade universitária, buscando amenizar os impactos desta transição e auxiliando a adaptação deste aluno, estreitando os laços entre os dois níveis de ensino, assim corroborando para uma melhor iniciação acadêmica. Inicialmente, é realizada uma sondagem dos alunos, destacando aqueles que têm interesse em participar da etapa de adoção. A partir de então, realiza-se uma série de visitas, com o intuito de trazer experiências e aproximar estes alunos do ambiente universitário, trazendo informações e sanando curiosidades. Paralelamente, também é abordado nessas visitas uma amostra de alguns conteúdos relevantes, sobretudo nos primeiros semestres de engenharia, a partir da aplicação do matemática básica. O projeto vem sendo realizado há 5 anos, contando com a participação de 13 escolas, 815 alunos no total, destes, 268 alunos foram adotados ao longo dessas edições. Nesta perspectiva, o projeto alcança êxito no aspecto humano, quando, ao final das atividades, o estudante se encontra mais preparado, tendo uma melhor noção e certeza do caminho que ele traçará no mundo universitário, ciente de que trata-se de uma realidade muito mais próxima.

Adaptação ao cotidiano universitário, Desempenho acadêmico, Evasão, Ingressante.
Voltar