Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2480

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA DE ENSINO DE TOPOGRAFIA NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO EM MINAS GERAIS, COM O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL;

Maria Beatriz de Castro Silva, Alexandre Monteiro de Menezes, sérgio ricardo palhares, Ane Hungaro da Cunha, Caio Faria Camargos Vieira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O foco desta pesquisa está no ensino de projeto topográfico de movimentação de terra no início do processo de projeto de edificações. O objetivo é conhecer algumas metodologias de ensino de topografia utilizadas nas escolas públicas e particulares de arquitetura em Minas Gerais, buscando identificar o uso de tecnologia digital e seus desdobramentos no processo de projeto de arquitetura. Acredita-se que a tecnologia digital contribuirá na discussão do ensino contemporâneo de topografia, minimizando alguns problemas no tradicional processo de ensino, apontados em estudos anteriores, como grande dificuldade na visualização espacial por parte dos estudantes de arquitetura. Existe uma suspeita de subutilização de tecnologia digital no ensino de topografia na formação do arquiteto, possibilitando um descompasso entre o ensino e a prática profissional contemporânea. Para a confirmação (ou não) desta suspeita, este estudo fez um levantamento das escolas de arquitetura particulares e públicas em Minas Gerais, utilizando o site da ABEA - Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura. Foram identificadas 44 escolas de arquitetura, sendo 16% escolas públicas e 84% escolas privadas. A pesquisa analisou projetos pedagógicos e grades curriculares de todos os cursos de arquitetura encontrados. Os dados levantados parecem confirmar a hipótese de que há uma provável subutilização da tecnologia digital no ensino de topografia. A confirmação desta hipótese aponta para a necessidade de futuras pesquisas, testando metodologias de ensino de topografia para a construção civil, à luz das tecnologias contemporâneas. Espera-se que os dados desta pesquisa contribuam na adequação do ensino de topografia com a prática profissional contemporânea.

Tecnologias Digitais. Ferramenta Digital Interativa. Topografia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Voltar