Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


248

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMONITORIA VIRTUAL COMO SUPORTE PARA AULAS PRESENCIAIS DE CURSOS DE ENGENHARIA;

Ana Paula Ladeira, Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Celso Peixoto Garcia, Osmar Gomes Ventura, Sandy Luiza Martins de Oliveira, Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

O objetivo desse estudo é responder a três questões: Como construir uma ferramenta de aprendizagem online de baixo custo (monitoria virtual) para dar suporte às aulas presenciais de disciplinas introdutórias de cursos de engenharia? Qual é a eficácia do uso da monitoria virtual na promoção da aprendizagem? O número de acessos dos estudantes ao ambiente virtual aumenta suas notas e reduz a reprovação em disciplinas introdutórias de engenharia? A monitoria online foi desenvolvida no Moodle, sendo composto por três componentes para cada disciplina: a) vídeos aulas, b) vídeos explicando como resolver exercícios propostos, c) exercícios não resolvidos. Para avaliar a eficácia da monitoria virtual, dados foram coletados no período de janeiro a dezembro de 2016, entre estudantes de engenharia. A principal variável explicativa, o número de acessos à monitoria virtual, foi inicialmente avaliada em análise univariada. Regressão linear múltipla foi usada para avaliar como a nota final foi influenciada por todas as variáveis explicativas juntas, de forma multivariada. O número de acessos do estudante ao ambiente virtual aumentou suas notas e reduziu a reprovação nas disciplinas introdutórias dos cursos de engenharia, especialmente em Química Geral, Cálculo diferencial, Física Eletricidade e Algoritmos.

ferramenta online, curso superior, monitoria virtual.
Voltar