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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRPG DE MESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL: UMA FORMA DE LEVAR A REALIDADE DO CANTEIRO DE OBRAS AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO;

Daniel Alves dos Santos, Gustavo Yuji Ito, Pedro Ignácio Meneghetti Scheid, VIRLEY LEMOS DE SOUZA, Kaio Henrique Pires da SIlva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O RPG (Role-Playing Game) é um jogo cooperativo onde o narrador conduz a história baseando-se nas decisões e nos resultados obtidos pelos jogadores. Por possibilitar histórias das mais diversas temáticas, liberdade de interação, aplicação do conhecimento e desenvolvimento de aspectos técnicos, o RPG se torna uma ferramenta válida e inovadora para o ensino e aprendizagem da gestão na Engenharia. Para este trabalho direcionou-se a campanha/história que abordasse o atraso na confecção das fôrmas de pilares e vigas de uma obra realizada em Palmas/TO, a população escolhida para o experimento foram os alunos de graduação em engenharia civil que já haviam cursado as disciplinas da grade até o quinto período. Como objetivo buscou-se melhorar o entendimento dos jogadores quanto à gestão no canteiro de obras e desenvolver a comunicabilidade dos alunos, pois o jogo se desenvolve majoritariamente através do diálogo entre os participantes. Foram realizadas sessões de jogos com os alunos de graduação, e depois um formulário online sobre o jogo era preenchido pelos mesmos. Foi possível verificar pontos importantes como redução na timidez dos jogadores, à medida que o jogo ia se desenvolvendo, elevada aceitação da metodologia do RPG transformada em ferramenta para o ensino de gestão e o desenvolvimento na comunicação entre os envolvidos. Podendo concluir que o RPG de mesa como ferramenta de ensino nos cursos de engenharia civil pode trazer motivação, desenvolvimento e conhecimento aos acadêmicos.

Ensino, RPG, gestão, engenharia civil
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