Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


247

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOS PRIMEIROS INGRESSANTES NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPE: AFINIDADES, DIFICULDADES E ANÁLISE DA SEMANA DE INTEGRAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ACOLHIMENTO E MOTIVAÇÃO;

WILKER VICTOR DA SILVA AZEVÊDO, RAPHAEL DE MEDEIROS SOUTO MAIOR BALTAR, Geronimo Barbosa Alexandre, José Carlos de Sá Junior;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento

A expansão do ensino superior em cidades do interior é uma realidade brasileira. Ela traz consigo perspectivas e entraves, trazendo desafios ao processo ensino-aprendizagem, porém se mostrando enriquecedor. Neste contexto o principal objetivo deste trabalho é apresentar a ação inovadora realizada pelo IFPE - Campus Garanhuns com a 1ª Turma do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, a Semana da Integração. Evitando o modelo tradicional, o evento de acolhimento aos ingressantes contou com ciclo de palestras, mesa redonda, visita a infraestrutura do Campus, mostras tecnológicas e Visitas Técnicas, aproximando deles o contexto científico, tecnológico e profissional. Além do caráter de integração o evento proporcionou à gestão do IFPE - Campus Garanhuns mapear de maneira simples e dinâmica o perfil do ingressante, diagnosticando possíveis dificuldades e afinidades. Tal ação se apresentou como uma ferramenta norteadora para consolidação do Curso Superior, visualizando decisões de estudantes em relação a suas expectativas, melhorando a integração, a motivação e, portanto, tonando passíveis impactos na redução da evasão.

Integração, Inovação, Ingressantes, Educação em Engenharia
Voltar