Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2464

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO FORMA DE INCENTIVO DIDÁTICO AO INGRESSO NAS ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS;

Thális da Costa Guedes, CÉLIO ANÉSIO DA SILVA, Luiz Eugênio Nunes Araujo, Jorge Fernão de Sá Freitas Pinto, Joaquim Luiz Câmara de Freitas;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[122] 11.2 Formas de despertar vocações

A projeto de ensino de Energias Renováveis é uma atividade que objetiva o ingresso dos estudantes do ensino médio nos cursos de engenharia e ciências exatas por meio de oficinas de ensino, sendo ela pertencente ao Capítulo de Potência e Energia (PES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O projeto que tem sua aplicabilidade desde de 2017 por voluntários do Capítulo PES e sendo assim já possui algumas publicações. As práticas dos kits de energia renováveis são utilizadas para introduzir conceitos na área de exatas, adentrando o ensino de matemática, física e química no contexto de engenharia. Devido o apoio dos professores e acadêmicos do curso de engenharia elétrica as aplicações dos kits se tornam eficazes e trazem o estímulo nítido aos estudantes do ensino médio. Em consequência da periodicidade na realização mensal das intervenções no ensino e prática da oficina o projeto tem contribuído para o crescimento intelectual e o ingresso de alunos(as) nos cursos de ciências exatas.

Energias Renováveis. Ensino. Ciências Exatas
Voltar